Nature

Usina em versões sobre chassi e sobre carreta

SILO

Entre 7 m³ e 18 m³. Construído em chapas aço SAE 1020 (4,75mm). Formato “V” tipo Moega. Depósito para filler bipartido - Compartimento de armazenagem de cimento ou cal para até 150Kg - Compartimento de armazenagem de fibras para até 150 Kg. Silo para agregados virgens com a maior declividade interna do mercado para otimizar o escoamento do material proporcionando maior eficiência e rapidez nas operações assegurando a qualidade plena do pavimento, instalação de reforço estrutural externo (nervuras) nas paredes do silo, sistema de distribuição do material através de correia transportadora vulcanizada acionada por moto redutor hidráulico independente, calha inferior (bica) de transferência construída com material altamente resistente a abrasão, vibrador auxiliar fixado internamente ao silo acionado hidraulicamente (podendo ser acionado com controle por temporizador de vibração – PULSO – manualmente ou através de IHM), comporta de saída com regulagem escalonada que permite controle absoluto da quantidade correta dos agregados necessária ao traço pré-determinado.

CAPACIDADE DE VAZÃO

  • Vazão e mistura aproximada de 60 a 120 t/h.

RESERVATÓRIO DE ÁGUA E EMULSÃO

Dois tanques metálicos individuais, sendo o primeiro com capacidades de 3.000 à 5.500 litros de emulsão asfáltica, e o segundo para 2.500 à 5.000 litros de água, construídos com chapas em aço carbono de 3/16” de espessura. Equipados com bocas de inspeção independentes providas de válvulas de segurança e contenção anti-transbordamento.

Reservatório

    Bocas de inspeção independentes. Válvulas de segurança e contenção anti-transbordamento.

TANQUE DE ÓLEO DIESEL

Um tanque metálico pressurizado para 150 litros de óleo diesel aplicado na limpeza do sistema ao final de cada operação, carretel retrátil com 10 metros de mangueira de ¼” e bico pulverizador metálico. Um tanque metálico para 100 litros para alimentação do motor à diesel.

Tanque de aditivos

    Um tanque metálico em aço inoxidável, tipo pressurizado, para aditivos com capacidades de 200 à 280 litros, equipado com válvula de segurança e filtro com elemento em inox.

Limpeza

Tubulação e emulsão através de óleo diesel, lavagem do equipamento através de bomba d’água de alta pressão do tipo “pistão” (2.400lbs) acionada por motor hidráulico, carretel retrátil com 10 metros de mangueira de ½”, bico regulável com gatilho de controle.

ALIMENTAÇÃO

Bomba d'água de 1 1/2” do tipo centrífuga, com vazão de 35m³/hora com sistema de dosagem ajustável, acionada por motor hidráulico. Bomba para emulsão do tipo nodular, com vazão de até 50m³/hora, acionada por motor hidráulico independente.

SISTEMA DE FORÇA

Motor estacionário a diesel da marca CUMMINS Diesel, modelo 6BTA 5.9, ou da marca MWM Diesel, modelo 6.10T, ambos com potência de 174HP à 2500 RPM, seis cilindros em linha, turbo alimentado, equipado com painel de instrumentos independente, sistema de arrefecimento eficiente otimizado pelo fluxo de água no bloco e no cabeçote, projetado para utilização em aplicações especiais sem chassi (agrícola), virabrequim forjado, partida a frio com vela aquecedora, compensador de massa proporcionando maior estabilidade e baixo nível de vibração do conjunto, manutenção e reparo simples, fácil acesso aos itens de manutenção periódica, bomba rotativa mecânica com solenoide de parada, acionamento do comando de válvulas por engrenagens, tampa de válvulas de alumínio removível, baixo consumo de combustível por operar em baixas rotações.

Opcional Sistema de força

    Motor estacionário à diesel da marca PERKINS, potência máxima de 130HP, quatro cilindros em linha, turbo, refrigerado à água, com sistema de injeção direta.

Acionamento hidráulico

Sistema hidráulico composto por conjunto de bombas de fluxo variável de alto desempenho, do tipo “pistão” da marca EATON (para acionamento de correia transportadora/dosadora, fibras/filler, cimento/cal, misturador, vibrador do silo, bomba de água, bomba de emulsão e bomba d’água de alta pressão, cabeçote de ar) e por duas bombas hidráulicas do tipo “engrenagens” da marca SAUER-DANFOS (para acionamento de comandos manuais / cilindros hidráulicos e os helicoides da mesa), reservatório metálico para até 300 litros de óleo hidráulico, sistema integrado para filtragem (retorno) através de elemento interno (tipo submerso), conjunto de comandos composto por unidades de acionamento (bloco + solenóide) individuais que além de maior facilidade nas manutenções (preventiva e corretiva) também permite que se faça qualquer procedimento sem a desmontagem do conjunto completo evitando a paralisação integral do equipamento bem como o desperdício de grande quantidade de lubrificante, conjunto de mangueiras especiais para alta pressão com exclusivo sistema de vedação interna que permite a troca das mesmas preservando e viabilizando a reutilização das conexões originais. Comandos de vazões e pressões proporcionais com opção de acionamento eletrônico.
Comandos hidráulicos da marca SAUER-DANFOS para acionamento e controles dos motores da bomba d’água de alta pressão (limpeza), bomba dosadora d’água, bomba de emulsão, dosagem dos agregados, misturador, cilindros, controles da mesa, dosador de filler, vibrador de parede interno. Sistema de mangueiras de alívio (retorno) em todos os motores hidráulicos, proporcionando segurança de operação e maior vida útil, evitando falhas.

ACIONAMENTO HIDRÁULICO

    Duas bombas de pistão de fluxo variável ligadas ao motor estacionário do equipamento.

Trocador de calor

Sistema de trocador de calor do óleo hidráulico (radiador) montado para arrefecimento do sistema de óleo hidráulico, que mantém a temperatura na condição ideal de trabalho para que o mesmo não perca o torque devido ao aquecimento do óleo hidráulico no sistema. Este sistema permite maior eficiência do sistema por um período prolongado e sob condições adversas e severas ao sistema/equipamento sem prejudicar a performance do produto bem como a vida útil dos componentes hidráulicos.

Painel geral de comandos e acionamentos eletro hidráulicos

Painel geral de comandos e acionamentos eletro hidráulicos efetuados através de válvulas solenóides independentes e blocos dotados de sistema de calibragem de rotações dos motores hidráulicos, chave geral, caixa metálica especial para o alojamento e fixação das válvulas pilotadas bem como blocos hidráulicos e fiação elétrica, manômetros de pressão e temperatura hidráulica, horímetro (parcial e acumulado), lâmpadas de indicação de funcionamento e anomalias no sistema.

Opcionais QUADRO DE COMANDO

    Processador eletrônico IHM à prova d’água com vedação IP 69, para controle de produção, com programação com correções de vazões automáticas, realizando o acionamento operacional através de sistema eletrônico. Controle de vazão de agregados através de sistema volumétrico controlado por processador eletrônico, com sistema de “STOP” (parada) na falta de material e correção automática da densidade do agregado.

Controle de água

Sistema monitorado por rotâmetros com indicação de vazão instantânea de água e controle por válvula à mão do operador. Opcional: controlado por processador eletrônico IHM.

Controle de aditivos

    OSistema monitorado por rotâmetro com indicação instantânea de aditivo e controle por válvula de esfera. Opcional: controlado por processador eletrônico IHM.

Silo de aditivos / fibra

Dois compartimentos compostos por caixa metálica bipartida sendo o 1º compartimento com capacidade para 150 kg de cimento ou cal e o 2º para até 150 kg de fibras especiais (filler), tampa superior, rosca sem fim acionada por motor hidráulico, agitador interno para evitar segregação do material agregado. Opcional: acionamentos independentes dos motores hidráulicos com controle de vazão através de processador eletrônico IHM.

Cabine de operação

Cabine de comando montada na traseira do equipamento, com janelas corrediças em acrílico para proteção de chuva do operador e do painel de operações, com cobertura metálica equipada com guarda corpos para armazenamento de sacos de cimento / cal durante a operação. O Painel de comando possui 100% dos controles / comandos / visores acessíveis em uma posição única (voltado para a traseira do equipamento), evitando que o operador tenha que ficar se voltando para traz durante sua operação.

Correia transportadora

Esteira dosadora tracionada por motoredutor hidráulico com controle de rotação e totalizador, com controle de tempo de acionamento. Esteira equipada com roletes guias que evitam que a correia desalinhe, sendo o conjunto da correia transportadora fixado no chassi do equipamento. Exclusivo sistema de “sensor de parada total” da operação da usina quando detectado falta de material passando na esteira (fim de curso da esteira). Opcional: Controle da correia controlado por processador eletrônico IHM.

Misturador

Misturador duplo tipo pug-mill com pás intercambiáveis de aço nodular, ciclo de mistura contínuo, construído com chapas em aço SAE 1020 (4,75 mm) de alta resistência ao desgaste por abrasão, com fundo removível, dois eixos sincronizados por engrenagens em aço temperado tipo “guia”, acionamento por dois motores hidráulicos independentes, sistema hidráulico de controle angular através da inclinação do conjunto para otimizar a qualidade final de acordo com a necessidade do projeto de mistura pré-determinado (regulagem hidráulica de ângulo para mistura).

Bica de descarga do misturador

    Bica de descarga do Misturador para a mesa acabadora através sistema de “Bica de borracha” composta por um pistão hidráulico, haste, correntes, borracha, suportes e parafusos de fixação da borracha, que lança o material recém misturado em uma altura quase que direta dentro da mesa acabadora.

MESA ACABADORA (BOX)

TConjunto da mesa distribuidora / acabadora construído com chapas de aço carbono SAE 1020 de ¼” de espessura, de base fixa, chassi monobloco apoiado sobre esquis (sky) deslizantes fixos e rígidos, abertura bilateral pelo painel de operação com sistema de condição de abertura da mesa em processo de trabalho contínuo, larguras para aplicação com abertura hidráulica entre 3.200 mm (mínima) até 4.200 mm (máxima). Equipada com sistema de helicóides angulares extensíveis hidraulicamente (o que mantém a caixa de distribuição em carga plena durante toda a operação garantindo a máxima qualidade no acabamento final), sendo helicoides frontais e traseiros duplos com reversão de rotação independente acionadas por dois motores hidráulicos independentes de 200cc cada um com controle de sentido de rotação no painel de operação.
Os eixos helicoidais não possuem “cruzetas”, sendo contínuos, onde os mancais das laterais da mesa são de ferro fundido com buchas de bronze, e os mancais do centro da mesa possuem balanço (movimento) em buchas de bronze de alta resistência. Sistema de abertura da mesa com chapas de proteção (guarda-corpos) extensíveis em toda a sua extensão que evitam respingos para fora da mesa, evitando de se sujar os operadores em operação sobre a mesa. Braços de sustentação com acionamento hidráulico independente, permitindo também o levante hidráulico para transporte.
Arraste da mesa acabadora pela usina e sua correção transversal efetuados através de braços mecânicos articulados acionados por cilindro hidráulico operado pelo painel de operação (não se utilizam correntes).
Mangueiras hidráulicas de acoplamento da mesa acabadora à usina através de conexões de engate rápido do tipo face plana de vazamento zero (antigotejamento). Regulagem de espessura por régua acabadora de perfil sintético à prova de contaminação por diesel, com regulagem de espessura independente da altura do chassi da mesa.

Opcionais de mesa acabadora

    Mesa acabadora de abertura entre 3.600mm a 4.500mm. Mesa acabadora para acostamento de 1.965mm a 2.750mm. Mesa acabadora para trilha de rodas com 3.500mm. Mesa acabadora para ciclofaixas de 1.200mm a 2.000mm. Abertura da mesa também por Joystick posicionado nas extremidades da mesa.

Entre em contato com o nosso departamento de vendas. Fale com nossos especialistas e receba todas as orientações acerca da Usina de Asfalto LDA UAQ.

usina de asfalto
usina de asfalto